-
Apa
Saiba tudo sobre meio ambiente
-
ApaTV
Saiba tudo sobre meio ambiente com vídeos ecológicos
-
Parceiros
Saiba sobre as escolas que colaboram com o projeto Apa
-
ApaTV no Youtube
Acessem
-
Twitter @ProjetoApa
Sigam a gente no Twitter e saibam das nossas atualizações
Entrevista com Fernanda Pereira da Silva
Idadae:17 anos (solteira)
Mora com os pais
Estudante do 2° ano do ensino médio
Moradora de Francisco Morato - São Paulo
Está cursando informática avançada e APAs(Agentes Pedagógicos Ambientais)
ENTREVISTA
Vanessa - Fernanda, você gosta do meio ambiente?
Fernanda - Sim.
Vanessa - Você faz algo para melhorá lo?
Fernanda - Sim.Faço tudo o que posso e gosto do que faço.
Vanessa - Desde de quando você começou a se interessar pelo meio ambiente? Gostou de sua atitude?
Fernanda: Desde pequena eu gosto;porque quando era criança gostava muito de oficinas de reciclagem, daí houve houve o interesse pelo mesmo.
Vanessa - Onde você mora tem alguma área de preservação ambiental?
Fernanda - Não,mas tem no bairro visinho.
Vanessa - Você já o visitou?
Fernanda - Não, pois é uma área restrita.
Vanessa - Tem catadores aqui na sua região?
digite aqui -fernanda pereira da silva 31/07/09 15:12
Fernanda - Sim.
Vanessa - Você contribui com o trabalho deles?
Fernanda - Sim , separo o lixo e ponho em frente a minha casa.
Vanessa - Você é consumista?
Fernanda - Não.
Vanessa - O que espera do seu futuro?
Fernanda - Espero ter um futuro melhor para meus pais, fazer faculdade,morar em outro lugar e ter um bom emprego.
Vanessa - Que faculdade pretende fazer?
Fernanda - Tecnologia avançada.
Vanessa - Tem algum sonho de consumo?
Fernanda - Uma casa com cinco cômodos, duas garagens ,piscina, jardim na entrada e uma churrasqueira.
Vanessa - Pretende aprender uma língua estrangeira? se sim, qual?
Fernanda - Sim. Japonês, espanhol e francês.
Vanessa- Obrigada pela entrevista.
Pois é galera, infelizmente a lâmpada flourescente não funciona sem o mercúrio, por isso devemos ter cuidado ao manusear a lâmpada, porque esse metal é tóxico e mata, e ainda pode contaminar lençóis aquiferos e ocasionar uma contaminação em massa, se as lâmpadas não terem um lugar adequado para a sua descontaminação. Não jogue as lâmpadas em lixões comuns, se possível entregue as em uma empresa que faça sua descontaminação.
A lâmpada incandescente transforma a energia elétrica em energia luminosa e térmica. A luz é gerada a partir da energia elétrica que passa pelo filamento que é o que faz a lâmpada funcionar. Por isso quando falamos que a lâmpada "queimou" na verdade o que aconteceu foi o rompimento do filamento, isso acontece devido ao uso, quanto mais tempo a lâmpada for usada mais desgastado fica seu filamento.
Oi, Moçada da Rede APA!
APAs têm uma importância e um papel muito grande na educação dos jovens e na mudança de valores e comportamentos da população com as questões ambientais.
Vocês vão contribuir para que essas mudanças aconteçam começando com a comunidade escolar onde estudam, com os amigos e familiares a praticarem ações que estimulem a preservação ambiental - tão necessárias para o bom desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Vou citar Paulo Freire, educador - “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”.
A caminhada teve inicio quando decidiram participar do projeto e assumiram o desafio, depois vocês construíram o I Encontro de APAs, agora o BLOG MORAPA e muitas outras ações tenho certeza que irão fazer acontecer.
A equipe do Programa São Paulo da CARE Brasil estará junto aprendendo, refazendo e retocando esse sonho, bem como muitos outros parceiros farão parte desse processo.
Nesta oportunidade queremos dar os PARABÉNS a rede dos APAs de Francisco Morato e agradecer a participação dos jovens APAs do Rio de Janeiro: Vanessa, Dariel, Mauricio e Luana que contribuíram, no processo da formação dos APAs Coordenadores desenvolvendo a Oficina de Capacitação da Tenda Ecosnciência – nosso Obrigado!
Entrevista
com nossos colegas. E fiz com o MARICIO de SOUSA
de 17 anos estudante do 3ºano do ensino medio do colégio
GUADALAJARA do RIO de JANEIRO. Coneci basatnte
coisa que não sabia sobre ele como:
Ele atua no projeto comunidade ambiental há 3 anos, começo
no APA tornou-se mediador de leitura , ano passado foi para
área de comunição faz matéria ao blog e site da CARE
informativos com as ações e faz curso ténico admistrativos, e
da aula de LIBRAS.
Atividade avaliativa de Eco comunicação APA
Nos dias 20 e 21 de julho de 2009, pude ter a oportunidade de de ser escolhida a paticipar do curso de eco comunicação atraves do curso APA, pratrocinado pela CARE Brasil com as educadoras Débora Menezes e Cida Cardoso , repórteres CAEDUCA na cidade de Fco. Morato.
Esse curso, apesar de ser breve, é muito bom, pois pude conhecer um método de se comunicar com pessoas desconhecidas com facilidade e eficiencia de como se expresar.
O curso fez com que quebrasse um pouco do gelo da tímidez diante do público, com as diversas atividades elaboradas pelas educadoras , conseguir ter facilidade com a comunicação, várias dicas foram expostas por ela e adotei e levarei comigo pela tragetória de minha vida e com isso, tenho certeza que me darei bem diante de qualquer tamanho de público.
A forma de escrever matérias ,de como conseguir entrevistas e de como abordar um assunto veio atona em todo o percurso , ser jornalista ,comunicativa é preciso de determinação e força de vontade, principalmente para o nosso maior assunto...o Meio Ambiente.
Bom, eu, particularmente tive um ótimo desempenho, em somente 2 dias e em 24 hs, tive a maior disposição e força de vontade e vejo , hoje , que nada , nenhum segundo foi em vão, totalmente pelo contrário,super proveitoso. Não foi somente um breve curso de conhecimento, e sim una bons momentos de cumplicidade,respeito, amizade, competencia, carinho, coerência, capacidade e o mais importante a RESPONSÁBILIDADE.
Dia 20 e 21 de Julho de 2009
Existem vários meios de comunicação entre a sociedade. Como o rádio, a televisão, o telefone, a internet, a carta, entre outros. Ainda há a opção mais utilizada: falar pessoalmente.
É evidente nos preocupar em se expressar de forma explícita para que conceitos e idéias não apresentem um grau de dificuldade no entendimento dos ouvintes. Assim também, como uma linguagem adequada para atingir o público alvo.
Foram realizadas dinâmicas interagindo com os demais agentes, atividades coletivas, o ato de refletir sobre algumas matérias. Nos proporcionou um espaço para abordarmos nossas opniões à repeito dos assuntos ali citados.
São necessários devidos cuidados na divulgação de um determinado trabalho: Informações coerentes, palavras escritas corretamente e as diversas maneiras pela qual será exposto o mesmo.
Comunicação e meio ambiente, são dois fatores que estão diretamnte ligados.
Tivemos o previlégio de compartilharmos esses momentos com os jovens do Rio de Janeiro, sendo eles: o Dariel, Luana, Maurício e a Vanessa. Eles participaram ativamente das atividades, transmitiram experiência. Agradeço à eles e espero se possível encontrá-los novamente.
Agradeço à Debora Menezes, Cida Cardoso e a Cida, nossa educadora do APA, que nos auxiliaram neste curso.
Adquiri muita experiência e pretendo muito mais!
Para mim as oficinas foram dois dias que vão marcar minha vida , pois foram dois dias produtivos em que aprendemos muito.
Foi um começo, um pontapé inicial que foi dado por profissionais qualificados que incentivaram os alunos ,ou seja plantaram a semente.
Agora cabe a nós APAs e Ecocomunicadores, a estender isso, expandir, pensar que conscientização não tem limite e que para as pessoas que querem mudar o mundo não existe fronteira. Pedras terão e muitas, mas, pouco á pouco retiraremos todas do nosso caminho, nessa jornada!
Enfim, na minha opinião é dessa forma que iremos mudar o jeito de pensar, é conscientizar os jovens e assim somar forças para construir um mundo sustentável e melhor.
Entrevista
Boa leitura!
1. Em que cidade você mora?
R.: Eu moro em Francisco Morato.
2.Você acha que a comunicação é sempre importante quando queremosnos relacionar com a comunidade? Por que?
R.: Sim. Porque é o jeito de interagir com o próximo.
3. O meio ambiente esta sendo denegrido pouco a pouco e por mais que nós tentamos conscientizar os outros, muitos deles não respeitam o mesmo. Onde fica a comunicação nesse momento?
R.: As pessoas pensam que nunca irá prejudicá-los, e acabam prejudicando não só eles mesmos mas, também outras pessoas.
4. Pra você, esta experiência é nova ou você já havia presenciado algo relacionado?
R.:Nova. Cada vez mais adquirir mais e mais experiência.
5.Como ser humano, você concorda que sozinha pode conseguir mudar algo? Começando por onde?
R.: Sim. Fzazendo o que é certo. Se os políticos dizem dar casas para a população, cada um falando tudo o que precisa.
6. O que você faria se pudesse mudar alguma coisa na sua cidade?
R.: Faria uma manifestação para os políticos tomarem vergonha na cara e parar de falar, começar à agir.
7. O que falta para as pessoas pararem com esse lema que mal conseguem respeitar. "Não pode jogar nem sequer papel de bala no chão".Esse fato pode acarretar várias consequências, quais são elas?
R.: Primeiro que ela não esta cumprindo com a própria palavra, logo esta poluindo e os filhos deles estão arriscados no futuro.
8. Será que falr e se expressar diante apopulação, como meio de comunicá=los a gravidade da situação do meio ambiente, é o jeito certo de mostrá-los que também podem prejudicar o próprio convivio?
R.: Sim. Deixar a minha opinião para eles, tentar fazer com que todos pensem no futuro.
9.Você acha que a população esta preparada pra danos maiores?
R.: Não, porque se nem pensar eles querem, então eu acredito que para isso também não.
Obrigada!
No dia 21 de julho de 2009, foi realizada uma entrevista com José Jairo Sá dos Santos, aluno do curso Oficina Ecocomunicação, derivado do projeto APA - Agente Pedagógico Ambiental -.
O aluno mora no município de Francisco Morato, bairro Casa Grande I, tem 15 anos de idade, estudante da escola E.E.Profº Rogério Levorin , e respondeu as perguntas feitas a ele livremente sem compromisso.
1= Entrevistador
2= Aluno
1.O que você faz?
2.Estudo e faço cursos.
1.Qual o seu objetivo, após o termino dos seus estudos e cursos?
2.Ter uma renda digna com meu saber e passar pra frente o que sei e fazer o possível para poder conscientizar as pessoas.
1.Quais relações você costuma ter com o meio ambiente, comunicação e informação?
2.Costumo ter relações a partir do estudo, que resulta em conhecimento e assim posso ir buscar a informação.
1.Há alguma coisa a ser feita em relação dos acontecimentos que vem a se expandir pelo mundo, como por exemplo: Aquecimento Global?
2.Se não o provocarmos (ainda mais) não haverão conseqüências tão terríveis, como por exemplo os desastrosos acontecimentos que ocorrem ao decorrer do tempo, tornados, ciclones, maremotos, terremotos, etc.
A partir do decorrer do tempo vamos nos aprimorando nos assuntos, assim podemos comunicar a todos, de uma maneira mais complexa, aquilo que lhe interessa.
No dia 21 de julho de 2009, foi realizada uma entrevista com Roger Willian Barboza Baptista, aluno do curso Oficina Ecocomunicação, derivado do projeto APA - Agente Pedagógico Ambiental -.
O aluno mora no município de Francisco Morato, bairro Vila Rossi, tem 15 anos de idade, estudante da escola E.E.Profº Rogério Levorin , e respondeu as perguntas feitas a ele livremente sem compromisso.
1= entrevistador
2= entrevistado
1.O que você pensa da relação entre comunicação e meio-ambiente e o que você achou do curso APA?
2.Penso que comunicação e meio-ambiente estão muito ligados entre si, por um exemplo disso, é o curso APA - Agente Pedagógico Ambiental -, que une comunicação e por meio desta ensina as pessoas a conhecerem o meio-ambiente e também o que fazer para preserva-lo.
Mas com relação a isso uma única coisa que precisaria perder, jogar fora, tirar do mapa é o comodismo das pessoas.
O projeto APA para mim, foi um curso conscientizador, que me mudou, tanto no meu jeito de pensar como no jeito de ser, foi uma semente que foi plantada, cabe a nós CULTIVÁ-LA.
1.Qual a solução que você daria?
2.Conscientização das pessoas e principalmente os jovens, que são o futuro desta nação.
O aluno Roger Willian, ainda diz seu lema: “Nós precisamos do mundo e do mesmo jeito o mundo precisa de nós!”
Por enquanto isso é um começo de uma grande jornada, uma futura vitória de poder mudar o Mundo.
Entrevista com a aluna do projeto APA"Ane Caroline Silva Santos"
No dia 21 de julho de 2009,temos mais uma oficina de eco cominicação,pude ter uma oportunidade de entrevistar uma das alunas do projeto APA,onde pude obter um bom conhecimento e saber a opinião de outra aluna.
1.O que você pensa sobre meio ambiente?
Eu penso que é algo que nós mesmo construimos,que devemos preservar e que é muitoimportante para a vida do ser humano.
2. E sobre eco cominicação,o que você pensa?
É interessante,pois aprendemos a nos comunicar com pessoas que não conhecemos.
3. Qual a melhor forma de viverbem entre todos?
Sabendorespeitar e fazer novos amigos.
4.Resume em uma frase o MEIO AMBIENTE:
Saber preservar o que é seu te fortalece!
5.O que na sua opinião,é preservar?
É manter,cuidar e conhecer.
6.Como é o lugar onde mora,a sua cidade,a sua casa? Tem uma ótima forma de viver?
A cidade é preciso ser mais cuidada mais a minha casa é um lugar bem confortável.
7.Como você se sente sendo eco comunicativa do meio ambiente?
Responsável
8.Você com o curso APA mudou sua forma de pensar? para melhor ou somente piorou?
Sim,melhorou,porque antes de jogar qualquer papel no chão eu penso em minha própria vida.
9.O que significou na sua vida todo esse projeto?
Despertou interesse de mudar a situação do nosso planeta.
10.Você vai seguir em frente com esse projeto?
Se cheguei até aqui,jamis vou parar.
Bom,essa foi um pouco do podemos ver durante todo esse pequeno e grande processo.Um dos melhores conhecimentos podemos obter,para saber mais clique aqui.