• Apa

    Saiba tudo sobre meio ambiente

  • ApaTV

    Saiba tudo sobre meio ambiente com vídeos ecológicos

  • Parceiros

    Saiba sobre as escolas que colaboram com o projeto Apa

  • ApaTV no Youtube

    Acessem

  • Twitter @ProjetoApa

    Sigam a gente no Twitter e saibam das nossas atualizações

1º O que o projeto APA -  Tem como objetivo na escola?

R: conscientizar sobre o lixo no chão e na separação do lixo, também na finalidade econômica. 

2ºPor que o projeto foi aceito na escola?

 R: Tudo que se trata do meio ambiente a preservação, é importante participar.

3ºQuanto tempo este projeto esta na escola? Você esta vendo resultado do projeto aqui na escola?

R: Ele esta a 18 meses “ 1 ano e meio” particularmente, só observei resultado este ano, claro que ainda é prematura mas já foi percebido mudanças de comportamento entre alunos e funcionários .

4º O que você acha deste projeto na escola?

R: Inportande, divido ao fato de estarmos em um mundo que tornou-se um latão de lixo, ter conciência e mudança de postura em relação ao destino dado ao lixo orgânico e inorgânico. Ter conhecimento que a reciclagem é ainda o único meio para evitar acúmulo de resíduos em lugares inapropriato é sem dúvida mudar o compostamente e ter melhor qualidade de vida.

Entrevista feita com: Rosa Maria Nunes JardimProfessora de geografia e coordenadora do projeto APA na E.E Belém da Serra


10 curiosidades sobre o lixo

1-Os mais velhos resíduos do mundo foram encontrados na África do Sul e têm cerca de 140 mil anos de idade.Esse lixo milenar que contém ossos, carvão, fezes e resto de cerâmicas oferece informações preciosas sobre os hábitos de vida do homem antigo.

2-O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810.

3-Aterros sanitários representam a maior fonte de metano produzido pelo homem. A cada ano, 7 milhões de toneladas de metano vão parar na atmosfera.

4-No Brasil, 88 milhões de toneladas de lixo são produzidas por ano, ou 470 quilos por habitante.

5-Das 13.800 toneladas de lixo produzidas por dia na cidade de São Paulo, apenas 1% é reciclado (Vamos Reciclar Mais e Mais Pessoal !!!).

6-Curitiba é o município brasileiro que mais recicla: 20% de todos os resíduos.

7-No mundo, o Japão é um dos países que mais reciclam: 50% do lixo é reaproveitado.

8-Os americanos produzem 212 milhões de toneladas de lixo por ano, das quais 43 milhões de toneladas são restos de comida.

9-Isso significa 711 quilos produzidos por habitante a cada ano.

10-Em 2002, o oceanógrafo americano Charles Moore vasculhou uma área de 800 quilômetros quadrados do Oceano Pacífico e encontrou 4,5 quilos de resíduos plásticos flutuando no mar para cada meio quilo de plâncton.

Fonte: http://www.revistameioambiente.com.br/2007/11/16/curiosidades-sobre-lixo/

17 Ideias para você Salvar o Mundo

Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa

q

1. Informe-se

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam

2. Aja localmente

Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.

3. Pense localmente

Estabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.

4. Some

Antes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure ema parecida na qual você possa se engajar.

5. Otimismo é fundamental

Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quer atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.

6. Seja efetivo

Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.

7. Crie notícia

Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então, escreva para jornais, revistas, redes de rádio e TV.

8. Planeje sua família

Se a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.

9. Não polua

Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.

10. Preserve a biodiversidade

Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.

11. Seja coerente

Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.

12. Passe a sua vida a limpo

Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.

13. Boicote

Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por moviemntos: faça isso sempre que cair a ficha.

14. Eleja e cobre

Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.

15. Separe o joio

Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.

16. Ensine as crianças

Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.

17. Acredite no futuro

Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mas ela será possível.

Fonte: Super Especial - Como Salvar a Terra/junho 2001

Meio ambiente
O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
§ Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural sem uma massiva intervenção humana, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
§ Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação,descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.

Efeitos do aquecimento global
O perigo potencial do aquecimento global está sendo estudado cada vez mais por um grande consórcio global de cientistas, que estão cada vez mais preocupados com os efeitos em potenciais a longo prazo do aquecimento global em nosso ambiente natural e no planeta. De especial
preocupação é como a mudança climática e o aquecimento global causado por antropogênicos, ou liberação de gases do efeito estufa feitos pelo homem, mais notavelmente o dióxido de carbono, podem interagir, e ter efeitos adversos sobre o planeta, seu ambiente natural e a existência humana. Esforços tem sido cada vez mais focados na mitigação dos gases estufa que estão causando mudanças climáticas, no desenvolvimento de estratégias de adaptação para o
aquecimento global, para ajudar homens, espécies de animais e plantas, ecossistemas, regiõ
es, e nações em se adequar aos efeitos do aquecimento global. Alguns exemplos de colaboração recente em relação a mudança climática e aquecimento global incluem:
O tratado e convenção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima sobre Mudança Climática, para estabilizar as concentrações de gases estufa na atmosfera em um nível que iria prevenir uma perigosa interferência antropogênica no sistema climático.
O Protocolo de Quioto, que é o protocolo para o tratado internacional Convenção-Quadr
o das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, também com o objetivo de reduzir os gases estufa em um esforço de prevenir mudanças climáticas antropogênicas.
A Western Climate Initiative, para identificar, avaliar, e implementar meios coletivos e cooperativos para reduzir os gases estufa na região, se focando em um sistema de mercado em mercado de captação-e-troca.
Um desafio significante é identificar as dinâmicas do ambiente natural em contraste com as
mudanças ambientais que não fazem parte das variações naturais.A common solution is to adapt a static view neglecting natural variances to exist. Methodologically, this
view could be defended when looking at processes which change slowly and short time series, while the problem arrives when fast processes turns essential in the object of the study.

Atmosfera, clima e tempo

A atmosfera da Terra serve como um fator principal para sustentar o ecossistema planetário. A fina camada de gases que envolve a Terra é mantida no lugar pela gravidade do planeta. O ar seco consiste em 78% de nitrogênio, 21% oxigênio, 1% árgon e outros gases inertes como odióxido de carbono. Os gases restantes são geralmente referenciados como "trace gases", entre os quais se encontram os gases do efeito estufa como o vapor d'água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. O ar filtrado inclui pequenas quantidades de muitos outroscompostos químicos. O ar também contém uma quantidade variável de vapor d'água e suspensões de gotas de água e cristais de gelo vistos comonuvens. Muitas substâncias naturais podem estar presentes em quantidades mínimas em amostras de ar não filtrado, incluindo poeira, pólen eesporos, maresia, cinzas vulcânicas e meteoroide. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, como cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúor, mercúrio na forma elementar, e compostos de enxofre como o dióxido de enxofre .
A camada de ozônio da atmosfera terrestre possui um importante papel em reduzir a quantidade de radiação ultravioleta (UV) que atinge a superfície. Como o DNA é facilmente danificado pela luz UV, isso serve como proteção para a vida na superfície. A atmosfera também retém calor durante a noite, assim reduzindo os extremos de temperatura durante o dia.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...