• Apa

    Saiba tudo sobre meio ambiente

  • ApaTV

    Saiba tudo sobre meio ambiente com vídeos ecológicos

  • Parceiros

    Saiba sobre as escolas que colaboram com o projeto Apa

  • ApaTV no Youtube

    Acessem

  • Twitter @ProjetoApa

    Sigam a gente no Twitter e saibam das nossas atualizações

APA na Soben

Sábado (27), o Centro Educacional Soben realizou sua feira de ciências. Nós, APA's do Bueno, aproveitamos a oportunidade para divulgar o projeto e realizamos atividades com os alunos e professores do colégio.
Todos interagiram muito bem com os jogos e foi um dia bem divertido, que rendeu muitas risadas e um grande aprendizado.

Revitalização no Levorin



O projeto APA com parceria da Escola Estadual Professor Rogério Levorin, idealizou uma revitalização em parte externa da escola, isto acontece desde o começo do ano

Veja algumas fotos:





Que tal ajudar, vamos plantar?

Meio ambiente e seu as catástrofe

Aumento do número de catástrofes naturais exige maior prevenção

Casos de incêndios florestais aumentaram

Gastos com medidas para aliviar impacto de catástrofes naturais já passam de 2,7 bilhões de dólares. Para especialistas, adaptação ao clima e prevenção de catástrofes são tão importantes quanto a redução de gases-estufa.

Tufões, deslizamento de terra, enchentes e incêndios florestais: assuntos que se tornaram corriqueiros nas manchetes de jornais. Mas teria a incidência com que ocorrem realmente aumentados ou seria apenas uma impressão causada pelo aprimoramento das tecnologias de comunicação?

Segundo uma pesquisa feita recentemente na Alemanha, dois terços da população do país temem o aumento do número de catástrofes naturais devido às mudanças climáticas.

A cada ano, 250 milhões de pessoas são afetadas por desastres naturais. Desde 1992, a comunidade internacional já gastou mais de 2,7 bilhões de dólares em ações para mitigar os efeitos de furacões, enchentes e secas.

Prejuízos causados por inundação

Evidências concretas

“Quando se observa o número de desastres naturais nos últimos dez anos, não há dúvidas de que os prejuízos aumentaram”, avalia Walter Amma, presidente do Global Risk Forum, de Davos, uma organização que avalia os riscos a que uma sociedade está exposta. “Não se pode nem se deve argumentar que esses eventos são registrados hoje de forma mais precisa e mais rápida do que há 20 anos. A tendência é claramente de aumento.”

Para o Comitê Alemão de Prevenção de Catástrofes (DKKV), as mudanças climáticas têm aumentado a frequência e o impacto de catástrofes naturais. “É preciso lidar com as mudanças climáticas no âmbito regional, especialmente em relação aos eventos mais raros e de grande proporção. Pois as alterações provocadas variam de região para região no que diz respeito a fenômenos extremos”, explica Gerd Tetzlaff, meteorologista da Universidade de Leipizig e presidente do conselho científico do DKKV.

Em alguns países europeus, por exemplo,o aumento das temperaturas tem provocado ondas de calor e, consequentemente, aumentado o risco de incêndios florestais. A mudança climática não é a única responsável pelos desastres, mas cria as condições necessárias a eles.

Em algumas regiões do mundo, os eventos climáticos se tornaram mais extremos do que no passado. “No Caribe, furacões extremos são hoje mais frequentes. Previsões indicam que esse quadro irá persistir, embora ainda seja preciso avaliar a medida exata desse aumento”, pondera Tetzlaff.

Fonte: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4598483,00.html

Visita ao Juquery

Em uma sexta-feira dia 5/11/2010 a Escola E.E Profº Bueno de Azevedo Filho foi ao parque do Juquery em Franco da Rocha fazer trilha. Os alunos não só fizeram trilha como também assistiram a uma palestra onde foi dito a história do local, as espécies de plantas e animais existentes.

O parque localiza-se em sua maior parte no município de Franco da Rocha, estendendo-se também por Caieiras, abrangendo fisionomias de Cerrado e matas de fundo de vale.
Várias espécies de fauna nativa podem ser encontradas na área do parque, incluindo espécies ameaçadas de extinção. A flora é igualmente representativa, principalmente por ser a única área remanescente de cerrado na Região Metropolitana de São Paulo, com espécies como Fruta-do-lobo, barbatimão, copaíba e outras.



 
TENDA DO APA COM OS JOVENS DO PROJETO TRIUNFAR

Nós APAS da Associação Cultural e Comunitária Pró-Morato, no mês de setembro aplicamos a tenda de conciêntização com os jovens do projeto TRIUFAR do segundo semestre de 2010 .
Foi a primeira tenda que aplicamos na Pró-Morato, e foi um sucesso tremendo entre os jovens do projeto, pois além de aplicarmos as mais diversas dinâmicas sobre o meio ambiente, lemos textos de reflexão e conversamos muito sobre a questão da fauna e da flora no mundo, eles participaram efetivamente de todos os momentos da tenda.
Nas conversas tiveram total liberdade de expressão e expuseram suas ideias, a tenda despertou em muitos a vontade de ser um jovem APA, o mais importante é que o que eles aprenderam na tenda estão passando para as outras pessoas.
UM JOVEM APA NÃO É SÓ AQUELE QUE VESTE A CAMISETA, JOVEM APA É AQUELE QUE AJUDA CONCIENTIZA, E MUTIPLICA CONHECIMENTOS E ESTÁ SEMPRE JUNTO DO MEIO AMBIENTE.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...